top of page
Candelario Obeso

Candelario Obeso

Colombian

Bio

Colombiano

De

Mompós, Colômbia

Quem

Poeta e Jornalista

Nasceu em

Mompós, Colômbia - 1849

Faleceu em

Bogotá, Colômbia - 1884

Biografia

Candelario Obeso foi um escritor colombiano. Considerado o precursor da Poesia Negra, seu livro "Cantos Populares de Mi Tierra" é um dos livros mais importantes da poesia colombiana do século XIX. Ele escreveu sobre o conhecimento e a língua afro-colombiana, o amor e a comédia social e traduziu diversas obras literárias.


Nascido em Mompox (Colômbia) em 12 de janeiro de 1849, Obeso teve uma vida curta mas agitada e faleceu em Bogotá em 3 de julho de 1884. O poeta levou uma vida com viagens constantes e desempenhou múltiplos trabalhos: professor em uma escola em Sucre, chefe do batalhão de caçadores na guerra de 1876, tesoureiro municipal de Magangué, cônsul de Tours, França, e intérprete nacional no Panamá de 1872 a 1874.


Aos 17 anos, Candelario Obeso subiu o rio Magdalena e tomou o caminho para Bogotá. Conseguiu uma bolsa para estudar no Colégio Militar, fundado pelo General Tomás Cipriano de Mosquera. A saída de Mompox, a travessia do rio Magdalena e sua chegada a Bogotá foram relatadas por Obeso em sua poesia.


Em 1873 publicou várias de suas obras no jornal El Rocío. Por ser poliglota, Obeso traduziu diversas obras literárias para o espanhol. Além disso, escreveu dramas, novela, poesias e textos educativos.


Em Bogotá, Obeso viveu com problemas económicos e hedonismo. Sob as pressões da vida, o escritor utilizou o álcool como refúgio. Infelizmente, ele morreu aos 35 anos, com um tiro no peito. Não há evidências claras se foi suicídio ou acidente.

Fonte





Livros usados

Ser el eterno forastero, el eterno aprendiz, el eterno postulante: he allí una forma para ser feliz

Julio Ramón Ribeyro

©2023 by I am from South America ( I know you don't know about it). Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page